segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aula 2 - Apresentação de uma tese de Mestrado e Construção de um Tetraedro

23.02.011


- Construção de um Tetraedro em 3D


1) Desenhar um triângulo equilátero utilizando o comando "polygon"  "3 " (nº de faces) e edge (escrever pontos da aresta do triângulo) (0,0,1,0)

2) "zoom" e "e"

3) comand view point "vp", "enter"  e seleccionamos  Xavis: 315º para a planta e  XyPlane: 45º latitude norte para o alçado, de modo a posicionarmos o objecto no centro, face ao que queremos representar. Assim, postas estas coordenadas temos entao o objecto perpendicular ao plano X e ao plano Y.

4) copiar o triângulo de modo a planificar todas as quatro faces no mesmo plano 
comando "mirror" e seleccionar objecto e em seguida seleccionar a charneira, enter.
Fazer em seguida copia dessa face produzida de modo a obter mais duas faces iguais, para isso utilizamos o comando "copy multiple"

5) Comando "vports", set up (seleccionar o modo 3D), four left, e carregando no enter conseguimos visualizar o objecto segundo várias perspectivas.

6) Comando "ucs", new, mid, (x, y, z) e a simulação de representação no espaço move-se para o ponto médio seleccionado. Queremos que o nosso plano passe no centro e que a recta seja perpendicular ao eixo do Z.

7) Comando "ucs", new, y, 90, enter 

8) Dado este processo, alteramos a posição dos três eixos no plano.

9) Desenhar uma circunferência para arranjar um ponto que representa o encontro (intersecção  dos pontos) 
Comando "circle" , mid (seleccionar o midpoint da aresta onde está situado os três eixos), em seguida o ligar o raio da circunferência a desenha até ao vértice do triângulo.

10) Zoom extend em todas as janelas de visualização.

11) Comando "ucs" , "world" , enter. 

12) Comando "ucs", "new" , "mid" ( vértice oposto à aresta onde seleccionamos o midle point, dando as coordenadas do vértice do sólido : (0,0,1000) 

13) Desenhar circunferência - "circle" "mid" e depois seleccionar desde o raio da circunferência ao vértice do triângulo.

14) Desenhada todos os pontos de forma a poder construir o sólido em 3D. vamos visualizá-lo primeiro em 3D digitando o comando "3dorbit", funcionando como comando de visualização do objecto em 3D. 

15) comando "shade" enter

16) comando "3dface" define em termos visuais uma maior eficácia, já que seleccionamos os pontos das 3 faces, e assim fica defendido o tetraedro. 

17) Comando "ar" , seleccionar item polar "3" itens no total , 360º , seleccionar face e ponto (vértice superior do sólido)

18) "3dorbit" permite visualizar o objecto, quando terminado segundo várias perspectivas no espaço. 











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