quarta-feira, 9 de março de 2011

Aula - 4 Construção de um Dodecaedro e icosaedro

02.03.2011


Construção de um Icosaedro:

1) Comando "polygon", 5 (faces), e (edge) e dar os pontos (0,0) e (1,0), e assim fica desenhado o polígono de pase pentagonal. 
2) Comando "polygon", 3, e , dar os pontos (0,0) e (1,0) , e assim fica desenhado o polígono triangular para construir uma das bases do icosaedro com uma pirâmide de base pentagonal. 
3) ao construir o polígono triangular temos de unir uma das arestas ao pentágono que desenhamos primeiramente. 
4) Criar charneira perpendicular à aresta
5) Comando "ucs" , 3, Centro da geractriz base, cateto oposto, @0,0,100; mudar o eixo para que fique no centro da charneira.
6) Criar circulo que contenha o centro na origem e raio até à aresta.
7) repetir os procedimentos nos pontos 5) e 6), mas agora para um novo "ucs" com o eixo na outra charneira.
8) Comando "align" (unir vértice do triângulo à intersecção dos dois círculos auxiliares)
9) Comando "array" ( de modo a multiplicar o numero de faces de uma das bases)
10) Repetir este último ponto 9) , mas  ir mudando a posição dos eixos através do comando "ucs" de modo a continuar o preenchimento do sólido através do comando "array" (repetir 5 vezes)
11) Comando "3Dface" 
12) Comando "shade" e de seguida "3dorbit" para visualizar o objecto completo em 3d.






Construcção de um Dodecaedro: 


1)Comando "polygon", 5, e (edge), 0,0 e 1,0,
2) Comando "vports", 3D, vista Four Left
3) Comando "vp" 315º na planta e 35º no alçado
4) Comando "3Dface", seleccionar aresta mais à esquerda, "i" (invisible), selecionar aresta mais baixa e diagonal do pentágono paralela à primeira aresta selecionada, enter, shade
5) Comando "3Dface", selecionar última aresta seleccionada e sem seguida seleccionar a aresta consecutiva, i (invisible), enter, seleccionar diagonal do passo anterior, enter
6) Comando " 'filter" (marcar uma selecção de entidades com determinadas características) , polyline-add to list, apply, all
7)Comando "e" (erase) e seleccionar objecto, enter
8) Comando "rotate", reference, e pegar em dois pontos de modo a unir pentágonos
9) Comando "viewstyle", 2D
10) Dado a construção da base do polígono à que planificar mais duas faces que vão servir de apoio à sua construção, para isso utilizamos o comando "mirror" para planificarmos as duas outras bases que precisamos.
11) Achar ponto de intersecção dos planos com os círculos:
11.1) Comando "line", per, selecionar a linha a que quero que seja perpendicular,enter
11.2) Comando "ucs",3, selecionar pontos e o último é , @0,0,100, enter
11.3) Comando "circle" que tem como origem o raio até à aresta do poligono
11.4) Comando "ucs", world para os eixos ficarem como na origem.
12) repetir o mesmo processo no ponto 11) mas agora para outro lado da charneira.
13) Comando "z" e "e" em todas as vistas
14) Após ter todas as 3 faces bem definidas vamos levanta-las:
15) Comando "align", selecionamos objecto e vamos rodá-lo sobre a charneira. para isso os pontos da geratriz pertencentes à base ficam iguais (clicamos 2 vezes em cada ponto da base) e depois no último ponto a levantar vai em direcção à intersecção dos dois círculos.
16)Após ter a base levantada, apagamos os círculos auxiliares e a outra base.
17) Comando "ucs", world
18) Comando "circle",3 points (selecionamos 3 pontos do pentágono e este fica inscrito numa circunferência).
19) Comando "array" polar, escolher o centro da circunferencia, 5 itens e 360º
20) Comando "shade" (verificar)
21) ficamos entao com metade do sólido desenhado. portanto falta unir uma segunda parte. para isso inserimos o comando "co" selecionamos o objecto (copia a metade desenhada.
22) Com duas partes idênticas, já conseguimos construir o sólido, basta inserir o comando "align". e juntar as duas partes.  
23) comando "shade" e em seguida "3dorbit" para visualizar. 




Sem comentários:

Enviar um comentário