quinta-feira, 10 de março de 2011

Restantes sólidos platónicos

Construção do octaedro ( pirâmide com base quadrada) 


1) comando "polygon" , 4 , e , (0,0) e (1,0) para desenhar a base quadrada.
2) comando "vp", four left , 3D
3) comado "polygon", 3, e, (0,0) e (1,0)  para desenhar a face triangular
4) colocar tirangulos adjacentes à base do quadrado
5) comando "ucs" para colocar o eixo no plano de rotação da charneira
6) comando "circle" para desenhar o círculo de rotação do triângulo.
7) repetir o ponto 5) e 6) que vai dar a intersecção dos dois círculos auxiliares
8) comando "align", onde mantemos os pontos da base dos triângulos no mesmo sitio e o ponto do vértice vai alinha com a intersecção dos círculos.
9) comando "array" multiplicar os triângulos em torno da base 
10) com as primeiras 4 faces feitas, para fazer as outras 4 basta utilizar o comando "mirror"
11) Comando "3dface" para todas as faces
12) Comando "shade"
13) Comando "3dorbit"








Construção do Cubo:


1) Comando "polygon", 4, e, (0,0) e (1,0)
2) Comando "vp", four left, 3d
3) Comado "ucs" para colocar o eixo xy na vertical paralelo a uma das arestas da base quadrada
4) repetir comando 3) mas agora para outro eixo
5) Comando "circle" para a construção dos dois círculos auxiliares, com raio igual a uma das arestas do cubo
6) Comando "align" para levantar uma das faces laterais do cubo, em que o terceiro ponto alinha com a intersecção dos círculos
7) proceder da mesma maneira para as restantes faces
8) Comando "3dface"
9) Comando "shade"
10) Comando "3dorbit"







Sem comentários:

Enviar um comentário