segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aula 16 - editar, modificar e editar materiais

03.05.2011

A diferentes características adequar uma melhor textura, escolhemos sobretudo a edição standart para trabalharmos, envez do architectural.

Construção de uma parede de alvenaria:

1) menu de edição de materiais:  editar no 2º godé adicionando uma textura de uma parede em tijolo (modo standar). Em frente à  "luz difusa" aparece um quadradinho cinzento, carregando ai escolhemos a opção "bitmap" e clicamos duas vezes e adicionamos a imagem da textura que pretendemos utilizar. Onde aparece Map: podemos alterar as suas dimensões ( da textura) , seleccionamos onde diz "tran and real world scale" e onde aparece U e V hà frente colocamos 1 e desseleccionamos o tile dos dois.
2) Criada a textura no godé criamos uma box com 700 x 35 x 300
3) arrastar textura para box criada
4) ir ao menu de edição com o bule e fazer render
5) menu de modificação e seleccionar "uvwmapping" e tirar o "real world map" nos parâmetros
6) render ( aqui já aparece a textura do tijolo)
7) selecionar a vista left e clicar na opção "plana" nos parâmetros do modificador
8) No modificador "uvwmapping" carregar no mais e escolher "gzimo" e rotate para ficar na vertical. rodar os dois eixos 90º
9) aumentar lenght para 350 e w para 700 ou 345
10) reduzir largura dos tijolos - editor de materiais seleccionar "tile" nos dois e render
11) criar outro godé com cor amarela e adicionar ao material.
12) desligar "gzimo"
13) menu "graph editors - clicar na primeira opção ", entretanto mandar o "gzimo" para o lixo
14) ir ao material maps seleccionar em simultâneo "ambiente e difuse color"
15) zoom extende para uma melhor visualização do "graph editors"
16) adicionar uma "keyframe" na posição 10  e subir um pouco
17) no menu do render picar onde diz "render-active time segement" - files - teste cor (nome do ficheiro) guardar. render
18) Se quisermos visualizar apenas certos frames no video basta no mesmo menu do render onde aparece "frames" seleccionar com um intervalo apontado por uma virgula por ex. 1,10,50,100 e guardar e visualizar o render.



Aula - 27.04.2011

A) Deformação de um cubo.

1) A partir de uma das arestas do cubo pegas nos pontos do cubo e alterar a posição geométrica. Forma é defenida pelos ponto e linhas no espaço.
2) Com o cubo desenhado pegamos no pontos médios das arestas verticais e pomo-las no interior do cubo e amaxucamo-las de modo a que encolham. 
3) box - cube - keybord entry : 100, 100, 100
4) Modify - edit mesh - face e mudar para baixo
5) Ir À ferradura do menu e escolher o mid point e desligar o vertex
6) picar o mid point em todas as arestas. em seguida selecionar os 4 mid points e mover.
7) estando a divisão feita seleccionar uma das faces dessa divisão
8) ir modificando de modo a criar uma forma desconstruída desse cubo.



B) Construcção de dois aneis moebius interlaçados

1) Criar duas box com 100 de comprimento e hight segments = 100. uma na horizontal e outra na vertical.
2) modify - Bend - e rodar 340
3) Modify twist - 180



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