A) Trajéctória em torno de um planeta
1) Creation 3D - Geometry - Sphere (Criar uma esfera grande e uma esfera pequena)
2) menu das Luzes - modo standart - opção "Target spot" e apontar a luz desde a esfera menor até ao centro da esfera maior)
3) Tecla "c" do teclano pra vermos na vista "perpsective" a forma como a camara está apontada
4) render
5) Selecionar a luz e Menu Modify - Intensity/ Color/ Attenuation: no Multiplier por: 2 e mudar a cor para amarelo
6) Menu Modify - Spot Light Parameters- escolher a opção "show cone" e colocar no Hotspot/beam: 36 e no Falloff/Field: 38
7) Create - camara - target e colocar a camara atras da esfera menor 8) Adicionar a luz "omni" e escolher um ponto estratégico que ilumine os objectos, neste caso um abaixo da esfera menor.
9) criar um "circle" associando a circunferência ao percurso que a esfera menor deve percorrer em volta da esfera maior. (passar pelo meio as duas esferas)
10) escolher a esfera menor e ir ao menu de animação "trajectories" - convert from e seleccionar a circunferência. Mudar o "samples" para 20.
11) Na vista de "left" elevar a camara no eixo do y um pouco mais para cima.
12) Mudar luz do "enviroment para cinzento"
12) Render setup - "Active segment time" e guardar ficheiro.
B) Testes com Luzes
B.1) Parede de Projecção:
1) Create - Box
2) Lights - Target Spot (Escolher um ponto de modo a apanhar todo o objecto) de modo "rectangular". move em Y na vista de Left.
3) Nos Shadow Parameters - selecionar "Maps" - carregar no quadradinho ha frente - Opção "Bitmap" e escolher uma imagem a ser projectada
4) Mudar o enviroment para cinzento no medu rendering
5) Render final
B.2) Palco
1) No menu de criação 3d criar uma "sphere" uma "box" e um "cylinder"
2) Criar "plane"
3)Na vista left criar uma luz -"Target spot" em cima de cada um dos objectos
4) no menu Mofidy da luz activar a opção "Shadows" - on nos General Parameters
5) Seleccionar o foco de luz nº 1 e ir ao "graph editors" - curve editor - seleccionar object (target spot 1) - "multiplier" e adicionar 2 "keyframes". o primeiro ponto é dado aos (15,2) e o segundo ponto é dado as 16,0).
6) seleccionar o foco de luz nº 2 - repetir o mesmo processo do ponto 5) só que agora os pontos são (25,2) e (26,0).
7) Render setup - selecionar a opção "Active time segment" e fazer o render e guardar o ficheiro
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