sábado, 14 de maio de 2011

Aula 19 - Trajectórias de objectos e secções em peças de xadrez

11.05.2011

A) Trajectória de um objecto


1) Na vista de "top" desenhar um "circle"
2) Na vista Front desenhar uma polyline
3)  Seleccionar o "circle" - menu objectos 3d - Compound objects e escolher a opção "loft" - get path - e seleccionar a poly line
4) Seleccionando o "loft" ir ao  menu "modify" - deformations - "teeter" e deformations - "scale"
5) selecionar objecto e criar um "mirror" com copy
6) ir ao menu de objectos 2d w na vista de top desenhar uma "line" alternada que comece na base de um dos objectos.
7) selecionar só um dos objectos ir ao menu de "hierarchy" e escolher a opão - "affect pivot only"
8) menu de animação - Trajectories - convert from - e seleccionar linha - play
9) repetir os 6) 7) e 8) para o segundo objecto, neste caso a trajectória faz com que o objecto salte um bocado.
10) render










B) Secções em peças de xadrez


1) ir ao menu de criaçao 2d e construir um perfil de uma peça de xadrez, neste caso o peão com a opção poly criando a metade do objecto total. Com a opção "fillet" arredondar as arestas para tornar-las mais suaves.
2) Menu "modify" - "Lathe" - min.
3) copiar mais duas vezes  o objecto
4) seleccionar um do objectos - menu modify - "edit mesh" e seleccionar a "cabeça" do peão segundo a opção dos pontinhos.
5) seleccionados os pontinhos da cabeça, scale e alongar no eixo dos y.
6) Menu de objectos 3d - standar primitives - box e rodar ligeiramente a box de maneira a que intersect a "cabeça" do objecto.
7) menu objectos 3d - compoud objects - Boolean - pick bollean - copy - "pick operand B"
8) Menu modify - opção "section"e desenhar a secção de modo a que intersecte os três objectos - section parameters - e mudar a cor para amarelo.
9)  Menu Modify - create a shape com o nome - corte 1
10) Menu "Display - selecionar na lista "line 1 , line 2 , line 3 e section " e  tendo esses objectos selecionados - carregar em "Hide select", e aparece-nos a secção apenas. Para voltar a ver os objectos basta escolher a opção "unhide all"
11) render














Sem comentários:

Enviar um comentário